22 de nov. de 2010

Acupuntura chinesa - patrimônio cultural imaterial da humanidade.

A acupuntura chinesa, técnica de ampla cobertura e uma eficácia terapêutica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, foi incluída na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da Unesco.
Essa decisão, difundida hoje aqui por meios de imprensa, deu-se a conhecer durante a V sessão do Comitê Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a proteção dos objetos de patrimônio cultural que se realiza nesta semana em Nairóbi, Quênia.Também foram proclamados nessa categoria a Opera de Beijing e a moxibustão, outra especialidade da Medicina Tradicional Chinesa, mediante a qual se aplica calor em pontos específicos do corpo. Até a próxima sexta-feira, o comitê analisará os 47 elementos de 29 países nominados para ser incorporados à referida lista, que já incluía 166 de 77 nações.
Junto às candidaturas os governos devem apresentar as propostas para preservar, propagar e difundir a importância da herança cultural imaterial.
Segundo a Convenção de 2003 sobre o tema, os patrimônios inscritos pela UNESCO, também chamados viventes, representam a raiz da variada cultura da Humanidade e sua manutenção, uma garantia para a continuação da criatividade.
Fonte: Prensa Latina -  Beijing, 17 nov

19 de set. de 2010

As cólicas menstruais estão com os dias contados...

Uma boa notícia para as mulheres: a acupuntura pode ajudar no combate às cólicas menstruais. 
A dismenorréia, também conhecida como cólica menstrual, é uma dor pélvica que ocorre antes ou durante o período menstrual e que afeta cerca de 50% das mulheres em idade fértil. Pode ser primária ou secundária. A dismenorréia primária  ocorre durante os ciclos ovulatórios normais. Começa  poucas horas antes de iniciar o sangramento e pode continuar por alguns dias. A dor aconteçe na parte inferior do abdômen, podendo irradiar-se para a região das costas e pernas. Outros sintomas como  náusea, vômito, diarréia, lombalgia e enxaqueca também podem ocorrer. Na dismenorréia secundária,  a dor  não é limitada ao tempo entre as menstruações como a dismenorréia primária. Ocorre em mulheres mais velhas e é associada a outros sintomas como a endometriose, inflamação pélvica, cistos ovarianos e o uso do dispositivo intra uterino (DIU). Os tratamentos mais conhecidos incluem medicamentos, compressas de água quente e exercícios físicos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a acupuntura no tratamento de problemas menstruais como cólicas, irregularidade no ciclo, tensão pré-menstrual, entre outros. Vários estudos clínicos foram feitos sobre a ação da acupuntura em cólicas menstruais, todos com resultados surpreendentes. (Texto: Thais Pamplona)

17 de set. de 2010

Os benefícios da acupuntura para quem pratica atividades físicas:

A acupuntura ganha cada vez mais adeptos nos esportes por ser uma excelente alternativa para acelerar a recuperação física dos atletas, aliviar dores, prevenir e tratar suas lesões. O principal benefício é que a técnica estimula o corpo a produzir substâncias que diminuem a inflamação  e  a dor, funcionando como um analgésico natural.  Além disto, as benéficas agulhas promovem o equilíbrio energético, melhoram o fluxo sanguíneo e restabelecem músculos e articulações. Para cada tipo de esporte, uma série de pontos do corpo é utilizada para melhorar o desempenho músculo-esquelético. As agulhas de acupuntura são inseridas em pontos estratégicos estimulando os grupos musculares mais utilizados pelo atleta. À medida que os efeitos terapêuticos da milenar técnica chinesa aparecem, os medicamentos podem ser reduzidos ou mesmo suprimidos. A prática frequente da acupuntura também melhora a  concentração, relaxa e favorece o controle mental dos competidores melhorando o desempenho esportivo.
(Texto: Thais Pamplona)

31 de mai. de 2010

Previna-se das doenças provocadas pelo frio e umidade:

Com a chegada do frio e a queda na temperatura aumentam os riscos de doenças, principalmente em crianças e idosos. Alguns cuidados podem reduzir o problema e diminuir  o desconforto causado por dores, gripes, resfriados, sinusites e bronquites tais como:
-ingerir bastante água,
-agasalhar-se de acordo com a temperatura  ambiente,
-ter uma alimentação saudável,
-dedicar-se a alguma atividade física regular.
Um poderoso recurso terapêutico e preventivo para o dia-a-dia com grande efeito em síndromes causadas pelo frio, vento e umidade é a MOXATERAPIA. O tratamento é realizado através da queima de uma erva medicinal denominada Artemísia (Artemísia vulgaris e sinensis), que produz um aquecimento com efeitos  benéficos e terapêuticos no corpo humano.
A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que causam doenças. Alivia dores no pescoço, ombros, coluna, pernas, articulações e tendinites.
A Moxaterapia pode ser usada como terapia principal, como também pode servir de coadjuvante em outros tratamentos como a acupuntura.
Esta técnica relaxante reestabelece o vigor e o bem-estar geral do indivíduo.
(Texto: Thais Pamplona)

21 de mai. de 2010

Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que regulamenta a Acupuntura como atividade multiprofissional:


O projeto de Aline Corrêa foi nesta quarta-feira, 12 de maio, aprovado na Comissão de Seguridade Social e de Família da Câmara dos Deputados o relatório da deputada Aline Corrêa (PP-SP) que regulamenta o exercício profissional da Acupuntura. A comissão  constituída por muitos deputados médicos era um obstáculo para regulamentação da Acupuntura de forma multiprofissinal. O relatório de Aline Corrêa, apresentado como substitutivo ao projeto de Lei 1.549/2003, é considerado histórico por regulamentar a Acupuntura como atividade multiprofissional, assim a acupuntura não será mais uma atividade exclusiva e ou privativa de médicos. Os demais profissionais de saúde com a aprovação, do parecer, por unanimidade, o substitutivo da Deputada Aline Corrêa, garante o exercícico nos seguintes termos:
I –profissionais de saúde de nível superior, portadores de certificados de conclusão de curso de especialização em acupuntura ou em acupuntura, reconhecidos pelos respectivos Conselhos Federais;
II –portadores de certificado de conclusão de curso técnico em acupuntura, expedido por instituições de ensino oficialmente reconhecidas, que exerçam a atividade até a data de publicação desta Lei;
III –profissionais que, venham exercendo a acupuntura por um período mínimo de cinco anos, até a data de publicação da nova legislação.
A deputada federal ALINE CORREA do PP/SP ao analisar e relatar o “difícil e polêmico” PL 1.549/2003, para alcançar a regulamentação do exercício profissional, ao longo dos últimos três anos, promoveu uma série de audiências públicas, ouvindo médicos, acupunturistas, Ministério da Saúde e sociedade civil e a propria SOBRAFISA realizou com a Deputada e sua assessoria uma série de reuniões em seu Gabiente.
O texto final de seu relatório foi elogiado por toda a Comissão de Seguridade Social e de Família. Dentre os
avanços, o texto de Aline Corrêa permite que os Conselhos Federais de cada profissão de saúde reconhecerão os cursos de especialização em Acupuntura.Que hoje já o fazem os Conselhos Federais de: Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Odontologia e Educação Física, que reconhem a acupuntura como método, técnica e ou especialidade.

Fonte: SOBRAFISA (Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas), 13/05/2010.


18 de mar. de 2010

Acupuntura auxilia na manutenção da saúde

 Estresse, dores de cabeça, insônia, problemas digestivos, dores na coluna, baixa imunidade são disfunções orgânicas que ocorrem quando nosso organismo está com alguma irregularidade energética. Um tratamento que pode ajudar a aliviar dores e doenças e ainda manter o corpo saudável, é a acupuntura. A acupuntura é uma das técnicas milenares da medicina chinesa que têm conquistado os ocidentais. Assim como a maioria das terapias orientais, a acupuntura busca interagir o corpo e a mente para gerar o equilíbrio físico, mental e espiritual dos indivíduos. Ela pretende restabelecer a o equilíbrio da “energia vital” que circula pelos canais do nosso corpo, os chamados meridianos. Nesse método o terapeuta introduz as agulhas em pontos específicos com o objetivo de dirigir a energia. Todas as pessoas são dotadas desses canais de energia, os meridianos. E, quando há algum desequilíbrio na circulação energética , nós adoecemos. Agindo através dos estímulos das agulhas, as sessões aliviam dores e sintomas psico-somáticos. Os estímulos também proporcionam analgesia, ação anti-inflamatória e relaxamento muscular. E, na maioria das vezes trazem uma grande melhora, impressionando os pacientes.
No entanto, muitos desconhecem que a acupuntura pode ser uma forma de prevenir doenças, além de ajudar a melhorar o humor e combater o stress do dia a dia. O tratamento reequilibra algumas síndromes energéticas, que seriam o primeiro nível das doenças, e às vezes podem nem mesmo ter sintomas aparentes. Pois, quanto mais equilibrado estiver nosso organismo, maior nosso bem estar.
Para os orientais as doenças significam desequilíbrios energéticos, e a acupuntura é uma terapia curativa e preventiva, tratada através da regulação energética. Há ainda a possibilidade de a acupuntura ser usada para aumentar a imunidade, fazendo a manutenção da saúde, já que produzir ou manter o equilíbrio do ser humano é uma das maiores aplicações do tratamento. Também é eficaz para restaurar a saúde e o tratamento não tem efeitos colaterais.

11 de mar. de 2010

Anvisa regulamenta uso de plantas medicinais brasileiras. Saiba como usar algumas delas:


Alho (Allium sativum): maceração, 0,5 g (1 col café) em 30 ml (cálice). Utilizar 1 cálice 2 x ao dia antes das refeições. Atua como expectorante e antisséptico e colesterol alto. Não deve ser utilizado por menores de três anos e pessoas com gastrite e úlcera gástrica, pressão baixa e hipoglicemia (concentração de açúcar baixo no sangue). Não utilizar em caso de hemorragia e em tratamento com anticoagulantes.Doses acima da recomendada podem causar desconforto gastrointestinal.

Carqueja (Baccharis trimera): infusão, 2,5 g (2,5 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia. Atua nos problemas de digestão. Não utilizar em grávidas, pois pode promover contrações uterinas. Evitar o uso concomitante com medicamentos para hipertensão e diabetes. O uso pode causar queda da pressão.

Picão (Bidens pilosa): infusão, 2 g (1 col sobremesa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá 4 x ao dia. Usado para icterícia. Não utilizar na gravidez.

Capim Santo (Cymbopogo n citratus): infusão, 1-3g (1 a 3 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia para cólicas intestinais e uterinas, quadros leves de ansiedade e insônia e como calmante suave. Pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos (calmantes).

Alcachofra (Cynara scolymus): infusão, 2 g (1 col sobremesa) em 150ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá 3 x ao dia. Atua nos problemas de digestão. Não deve ser utilizada por pessoas com doenças da vesícula biliar. Usar cuidadosamente em pessoas com hepatite grave, falência hepática e câncer hepático. O uso pode provocar gases, fraqueza e sensação de fome.

Mulungu (Erythrina verna): decocção, 4 a 6 g (2 a 3 col de sobremesa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia. Usado em  quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave. Não usar por mais de 3 dias seguidos.

Erva cidreira (Lippia alba): infusão, 1 a 3 g (1 a 3 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 3 a 4 x ao dia. Utilizada em quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave. Cólicas abdominais, distúrbios estomacais, gases, como digestivo e expectorante. Usar cuidadosamente em pessoas com pressão baixa. Doses acima da recomendada podem causar irritação gástrica, diminuição da frequência cardíaca e queda da pressão.

Camomila (Matricaria recutita): infusão, 3 g (1 col sopa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 3 a 4 x ao dia. Usada para cólicas intestinais, quadros leves de ansiedade, como calmante suave. Podem ocorrer reações alérgicas ocasionais. Em caso de superdose, pode ocorrer o aparecimento de náuseas, excitação nervosa e insônia.
(fonte: ANVISA)

8 de mar. de 2010

Cataplasma para artrose

Para complementar as sessões de acupuntura para artrose ou reumatismo, aqui vai um tratamento fitoterápico que pode ser feito em casa:

- gengibre: 1 raiz de aprox. 4 cm (ralada)
- pimenta do reino: 3 grãos triturados
- álcool 70%: 50ml
- argila branca terapêutica para fazer o cataplasma.

Faça uma mistura com os ingredientes. Aplique o cataplasma no local afetado uma vez ao dia por, aproximadamente, 40 minutos.

22 de fev. de 2010

Por um sono melhor...


Quem costuma passar noites em claro, acorda várias vezes à noite, tem seu sono fragmentado ou acorda cansado não está sozinho. Considerada uma angústia para um terço da população, segundo a Organização Mundial de Saúde, a insônia não é uma doença, mas um sintoma de vários males.
Depressão, ansiedade, irritabilidade, conflitos familiares ou no trabalho, problemas hormonais, álcool, alimentação inadequada, predisposição genética, fibromialgia, doença de Parkinson, Mal de Alzheimer são algumas das causas que contribuem para uma noite mal dormida.
Para voltar a dormir com os anjos e afastar as causas da insônia é preciso mudar certos hábitos de vida tais como:
  • manter um horário regular para adormecer e acordar;
  • deixar o quarto escuro e em silencio;
  • evitar alimentos estimulantes como o chá preto, café, refrigerantes e cigarro;
  • não pensar nas atividades do dia seguinte;
  • evitar exercícios à noite;
  • fazer uma refeição leve durante o jantar;
  • fazer atividades relaxantes após essa refeição;
  • tomar um banho morno antes de dormir;
  • evitar TV ligada, relógio, luz, barulho e qualquer tipo de distração dentro do quarto.

Existem várias terapias naturais que tratam deste problema e a  acupuntura é uma delas. Esta antiga prática da medicina chinesa  apresenta excelentes resultados no tratamento da insônia. Deve ser aplicada semanalmente até que um padrão de sono normal seja restabelecido.
O shiatsu e reflexologia são outras técnicas orientais que estimulam os órgãos afetados, desobstruem os canais de energia e ajudam o corpo a entrar em harmonia.