18 de mar. de 2010

Acupuntura auxilia na manutenção da saúde

 Estresse, dores de cabeça, insônia, problemas digestivos, dores na coluna, baixa imunidade são disfunções orgânicas que ocorrem quando nosso organismo está com alguma irregularidade energética. Um tratamento que pode ajudar a aliviar dores e doenças e ainda manter o corpo saudável, é a acupuntura. A acupuntura é uma das técnicas milenares da medicina chinesa que têm conquistado os ocidentais. Assim como a maioria das terapias orientais, a acupuntura busca interagir o corpo e a mente para gerar o equilíbrio físico, mental e espiritual dos indivíduos. Ela pretende restabelecer a o equilíbrio da “energia vital” que circula pelos canais do nosso corpo, os chamados meridianos. Nesse método o terapeuta introduz as agulhas em pontos específicos com o objetivo de dirigir a energia. Todas as pessoas são dotadas desses canais de energia, os meridianos. E, quando há algum desequilíbrio na circulação energética , nós adoecemos. Agindo através dos estímulos das agulhas, as sessões aliviam dores e sintomas psico-somáticos. Os estímulos também proporcionam analgesia, ação anti-inflamatória e relaxamento muscular. E, na maioria das vezes trazem uma grande melhora, impressionando os pacientes.
No entanto, muitos desconhecem que a acupuntura pode ser uma forma de prevenir doenças, além de ajudar a melhorar o humor e combater o stress do dia a dia. O tratamento reequilibra algumas síndromes energéticas, que seriam o primeiro nível das doenças, e às vezes podem nem mesmo ter sintomas aparentes. Pois, quanto mais equilibrado estiver nosso organismo, maior nosso bem estar.
Para os orientais as doenças significam desequilíbrios energéticos, e a acupuntura é uma terapia curativa e preventiva, tratada através da regulação energética. Há ainda a possibilidade de a acupuntura ser usada para aumentar a imunidade, fazendo a manutenção da saúde, já que produzir ou manter o equilíbrio do ser humano é uma das maiores aplicações do tratamento. Também é eficaz para restaurar a saúde e o tratamento não tem efeitos colaterais.