18 de mar. de 2010

Acupuntura auxilia na manutenção da saúde

 Estresse, dores de cabeça, insônia, problemas digestivos, dores na coluna, baixa imunidade são disfunções orgânicas que ocorrem quando nosso organismo está com alguma irregularidade energética. Um tratamento que pode ajudar a aliviar dores e doenças e ainda manter o corpo saudável, é a acupuntura. A acupuntura é uma das técnicas milenares da medicina chinesa que têm conquistado os ocidentais. Assim como a maioria das terapias orientais, a acupuntura busca interagir o corpo e a mente para gerar o equilíbrio físico, mental e espiritual dos indivíduos. Ela pretende restabelecer a o equilíbrio da “energia vital” que circula pelos canais do nosso corpo, os chamados meridianos. Nesse método o terapeuta introduz as agulhas em pontos específicos com o objetivo de dirigir a energia. Todas as pessoas são dotadas desses canais de energia, os meridianos. E, quando há algum desequilíbrio na circulação energética , nós adoecemos. Agindo através dos estímulos das agulhas, as sessões aliviam dores e sintomas psico-somáticos. Os estímulos também proporcionam analgesia, ação anti-inflamatória e relaxamento muscular. E, na maioria das vezes trazem uma grande melhora, impressionando os pacientes.
No entanto, muitos desconhecem que a acupuntura pode ser uma forma de prevenir doenças, além de ajudar a melhorar o humor e combater o stress do dia a dia. O tratamento reequilibra algumas síndromes energéticas, que seriam o primeiro nível das doenças, e às vezes podem nem mesmo ter sintomas aparentes. Pois, quanto mais equilibrado estiver nosso organismo, maior nosso bem estar.
Para os orientais as doenças significam desequilíbrios energéticos, e a acupuntura é uma terapia curativa e preventiva, tratada através da regulação energética. Há ainda a possibilidade de a acupuntura ser usada para aumentar a imunidade, fazendo a manutenção da saúde, já que produzir ou manter o equilíbrio do ser humano é uma das maiores aplicações do tratamento. Também é eficaz para restaurar a saúde e o tratamento não tem efeitos colaterais.

11 de mar. de 2010

Anvisa regulamenta uso de plantas medicinais brasileiras. Saiba como usar algumas delas:


Alho (Allium sativum): maceração, 0,5 g (1 col café) em 30 ml (cálice). Utilizar 1 cálice 2 x ao dia antes das refeições. Atua como expectorante e antisséptico e colesterol alto. Não deve ser utilizado por menores de três anos e pessoas com gastrite e úlcera gástrica, pressão baixa e hipoglicemia (concentração de açúcar baixo no sangue). Não utilizar em caso de hemorragia e em tratamento com anticoagulantes.Doses acima da recomendada podem causar desconforto gastrointestinal.

Carqueja (Baccharis trimera): infusão, 2,5 g (2,5 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia. Atua nos problemas de digestão. Não utilizar em grávidas, pois pode promover contrações uterinas. Evitar o uso concomitante com medicamentos para hipertensão e diabetes. O uso pode causar queda da pressão.

Picão (Bidens pilosa): infusão, 2 g (1 col sobremesa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá 4 x ao dia. Usado para icterícia. Não utilizar na gravidez.

Capim Santo (Cymbopogo n citratus): infusão, 1-3g (1 a 3 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia para cólicas intestinais e uterinas, quadros leves de ansiedade e insônia e como calmante suave. Pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos (calmantes).

Alcachofra (Cynara scolymus): infusão, 2 g (1 col sobremesa) em 150ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá 3 x ao dia. Atua nos problemas de digestão. Não deve ser utilizada por pessoas com doenças da vesícula biliar. Usar cuidadosamente em pessoas com hepatite grave, falência hepática e câncer hepático. O uso pode provocar gases, fraqueza e sensação de fome.

Mulungu (Erythrina verna): decocção, 4 a 6 g (2 a 3 col de sobremesa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia. Usado em  quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave. Não usar por mais de 3 dias seguidos.

Erva cidreira (Lippia alba): infusão, 1 a 3 g (1 a 3 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 3 a 4 x ao dia. Utilizada em quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave. Cólicas abdominais, distúrbios estomacais, gases, como digestivo e expectorante. Usar cuidadosamente em pessoas com pressão baixa. Doses acima da recomendada podem causar irritação gástrica, diminuição da frequência cardíaca e queda da pressão.

Camomila (Matricaria recutita): infusão, 3 g (1 col sopa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 3 a 4 x ao dia. Usada para cólicas intestinais, quadros leves de ansiedade, como calmante suave. Podem ocorrer reações alérgicas ocasionais. Em caso de superdose, pode ocorrer o aparecimento de náuseas, excitação nervosa e insônia.
(fonte: ANVISA)

8 de mar. de 2010

Cataplasma para artrose

Para complementar as sessões de acupuntura para artrose ou reumatismo, aqui vai um tratamento fitoterápico que pode ser feito em casa:

- gengibre: 1 raiz de aprox. 4 cm (ralada)
- pimenta do reino: 3 grãos triturados
- álcool 70%: 50ml
- argila branca terapêutica para fazer o cataplasma.

Faça uma mistura com os ingredientes. Aplique o cataplasma no local afetado uma vez ao dia por, aproximadamente, 40 minutos.