23 de nov. de 2007

Mulheres à beira de um ataque de nervos

A medicina tradicional chinesa tem na acupuntura uma das terapias mais eficazes para aliviar os desconfortos durante o período pré-menstrual e o mal-estar causado pela própria menstruação. Dores nas mamas, inchaço, indisposição, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, irritação, ansiedade e dificuldade para dormir são alguns dos sintomas que podem ser aliviados ou mesmo suprimidos com algumas sessões de acupuntura. Combate as alterações mentais e emocionais, além de possuir efeito analgésico e antiinflamatório aliviando os sintomas físicos. A acupuntura pode aliviar, como terapia complementar, todos os sintomas da TPM. “Porém, é importante consultar-se periodicamente com um médico ginecologista, pois as cólicas menstruais podem ser sintoma, por exemplo, de endometriose", sendo necessário tratameno.

18 de nov. de 2007

Acupuntura reduz o stress

O stress acompanha o ser humano desde suas origens. O stress não prejudica o indivíduo, desde que seja na media certa. Ele faz parte de nós, por exemplo, frente a um perigo ou ameaça iminente. No stress liberamos adrenalina o que nos torna mais ágeis para pensar e rápidos para resolver problemas importantes. Mas é bom saber qual o grau a que estamos expostos sem nos prejudicar.
Quando ultrapassamos nosso limite o stress se instala. Aparecem desequilíbrios emocionais e sintomas físicos que prejudicam nossa qualidade de vida.
Para os que querem controlar seu stress de maneira natural, a acupuntura pode ser uma excelente opção, pois relaxa e restabelece o equilíbrio emocional.
O estímulo das agulhas promove a liberação de substâncias que diminuem a dor,controla as emoções, promove o bem-estar e o relaxamento mental. '
Eficiente para casos de distúrbios da ansiedade, depressão, síndrome de pânico e outros. Atua no controle da palpitação, distensão abdominal e gastrite.
Com a acupuntura, o uso dos medicamentos ansiolíticos pode ser reduzido ou até mesmo suprimido. É importante saber que a acupuntura não tem contra indicações e pode ser aplicada a pessoas de todas as idades.

17 de nov. de 2007

Obesidade atinge crianças desde os primeiros anos de vida

A acupuntura não emagrece, mas age na regulação da fome, ativa o metabolismo, acalma a mente e restaura o funcionamento dos sistemas digestivo, intestinal e urinário. Pode complementar o tratamento contra a obesidade, além de vários desequilíbrios, tais como agitação, ansiedade, insônia, dores de vários tipos, falta de apetite, diarréia, febres, resfriados, entre outras, suprimindo ou diminuindo os sintomas, e melhorando a qualidade de vida. As crianças são mais instáveis e mais suscetíveis à dor, por isso é importante utilizar estímulos mais suaves. O laser, a moxa, a aurículoterapia, a reflexologia e o shiatsu são opções mais confortáveis e idolores. As agulhas também são bem aceitas e devem ser aplicadas mais superficialmente. A participação dos pais nesse processo é muito importante. Transmitir confiança à criança é fundamental para o sucesso do tratamento no sentido de diminuir a sua ansiedade em relação às agulhas e faz com que ela confie no seu terapeuta. Aliar a técnica com idas periódicas ao médico, reeducação alimentar, orientação psicológica e exercícios físicos regulares traz benefícios à saúde do indivíduo como um todo, eficientes e duradouros.

15 de nov. de 2007

Fortalecendo o organismo dos idosos

Há séculos a medicina tradicional chinesa (MTC) preocupa-se com o envelhecimento. Problemas como insônia, depressão leve e moderada, ansiedade, stress, cefaléias, distúrbios alimentares, náuseas, vômitos, rinites, seqüelas de acidente vascular cerebral, conseqüências do uso de quimioterápicos, dores musculares e articulares, vícios entre outras patologias podem ser tratadas com acupuntura, como terapia complementar.

O método apresenta diversos benefícios ao idoso, auxilia na diminuição da dor, melhora a capacidade funcional, equilibra sono e o humor, fortalece o organismo, melhora o convívio social e familiar, propiciando maior qualidade de vida. O idoso costuma apresentar múltiplas queixas relacionadas a vários órgãos e, com freqüência, ter mais de uma doença, sendo necessário consumir um maior número de medicamentos prescritos. Com a acupuntura, o idoso passa a consumir menos medicamentos evitando os efeitos colaterais indesejáveis como, por exemplo, o uso de antiinflamatórios que causam problemas gástricos.

Não se recomenda o uso da acupuntura em pessoas muito debilitadas, fracas, desidratadas, com hemorragias severas, com crise hipertensiva ou extremamente agitadas.

14 de nov. de 2007

A tensão pré vestibular: acupuntura alivia a tensão na hora da prova

Ansiedade, stress, irritabilidade, tensão muscular, preocupação excessiva, cansaço, náuseas e dores de estômago, desânimo e tristeza são alguns dos sintomas que muitos estudantes apresentam antes, durante ou depois das provas de vestibular. O esforço físico, mental e emocional excessivo desequilibra a capacidade de reação do sistema nervoso, prejudicando a mente e o corpo. A cobrança sobre si mesmo e de familiares, as incertezas na escolha do curso, as experiências anteriores não correspondidas, entre outras causas faz com que muitos estudantes sofram de desordens emocionais e dolorosas durante este período da vida. Por isto, a tranqüilidade é fundamental. O stress pode comprometer o desempenho durante os exames mesmo que o vestibulando tenha se dedicado intensamente aos estudos. Com algumas aplicações já é possível sentir o resultado. O sucesso do tratamento depende da sua continuidade. As consultas devem ser iniciadas pelo menos um mês antes das provas, com sessões semanais, até o dia que antecede ao vestibular.

9 de nov. de 2007

Alivio da dor com acupuntura

Diversos estudos clínicos demonstram que a acupuntura é uma modalidade efetiva de tratamento em diversas condições de dor, incluindo neuralgia, cervicalgia, lombalgia, enxaqueca, artrite, bursite, fibromialgia e muitas outras. O alívio da dor acontece pela liberação de substâncias analgêsicas e antiinflamatórias causadas pela inserção das agulhas na pele. Para agilizar o processo de analgesia, pode-se usar estímulos elétricos que proporciona resultados mais rápidos no alívio da dor. A massagem (shiatsu ou tuí-na), as ventosas e a moxaterapia são recursos eficientes para aqueles casos em que o paciente nao suporta as agulhas. Para crianças recomenda-se a massagem. É um tratamento complementar à medicina ocidental. Aliar a acupuntura á tratamentos tradicionais pode encurtar o tempo do tratamento e reduzir o consumo de medicamentos, com resultados mais rápidos.

8 de nov. de 2007

Doenças tratáveis com acupuntura

A Orgnização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com diversas doenças que apresentam excelentes resultados com o tratamento com acupuntura, como terapia principal ou complementar: Distúrbios ginecológicos: dores de cabeça e enxaquecas, suores noturnos, dor nas costas e nas mamas, fluxo menstrual irregular, ansiedade, irritabilidade, estresse e insonia. Os efeitos colaterais do uso de quimioterápicos tais como vômito, náusea, enjôo, constipação, suores noturnos, insônia, entre outros podem ser minimizados com o uso da técnica. Distúrbios mentais e emocionais: diminui os sintomas causados por problemas mentais e emocionais tais como ansiedade, irritação, insônia,stress, compulsões e estados depressivos porque promove o relaxamento físico e mental. Dores em geral: distúrbios musculares, tendinosos, articulares e esqueléticos (cervicobraquialgias, lombalgias, torcicolo, contusões e entorses, algias do ombro, cotovelo e punho, dores lombares de origem muscular, dores ciáticas, dores de joelho, tornozelo e pés, fibromialgia, reabilitação pós imobilização, entre outros). Dependência Química: tabagismo, ao alcoolismo, compulsão alimentar e ao uso de outras drogas podem ter causas fisiológicas, psicológicas ou uma combinação de ambos. A acupuntura alivia a ansiedade provocada pela retirada dessas substâncias, aliado ao trabalho psicoterapêutico. Distúrbios neurológicos: As cefaléias, enxaquecas, vertigens, labirintites, sequelas de acidente vascular cerebral, entre outras patologias.

Recursos utilizados na acupuntura

Moxabustão: A técnica consiste na utilização de ervas tais como a Artemisia que é compactada em forma de bastão e aproximada sobre a pele nos pontos de acupuntura. Especialmente indicada nos casos de enfermidades crônicas e nas doenças produzidas pelo "frio" e "umidade".
Ventosa: Quando aplicada sobre a região afetada produz uma pressão negativa dentro de um recipiente de vidro que suga a pele sobre os pontos para melhorar a circulação da energia e do sangue. É indicada nos processos inflamatórios, dolorosos, etc.
Terapia Auricular: A orelha possui muitas inervações fornecidas pela fibras sensoriais dos nervos trigêmio, facial e vago. As terminações destes nervos estão interligados a muitas áreas do corpo. 0 tratamento pode ser feito com sementes de mostarda, esferas de metal, cristal ou mesmo agulhas apropriadas para o pavilhão auricular.
Eletroacupuntura: É realizada utilizando-se um eletro estimulador que gera pulsos elétricos de baixa frequëncia, intensidade variável. É direcionado para a agulha ou diretamente sobre a pele. O laser é utilizado diretamente sobre a pele. Especialmente indicado para pessoas que temem as agulhas.
Hai-hua:É um aparelho que permite a realização da acupuntura sem agulhas. Aparelho que possui imãs que liberam cargas eletromagnéticas, permitindo a estimulação de pontos do corpo humano, assim como fazem as agulhas. Também é um eficiente recurso para cuidar da estética. Com o estímulo dos pontos, há a produção de colágeno que tonifica a flacidez muscular, trazendo de volta uma pele mais saudável.

Uma Prática Milenar

A palavra origina-se do latim, onde acus significa agulha e punctura significa puncionar. A acupuntura consiste na estimulação de pontos através da inserção de finíssimas agulhas em locais específicos do corpo. O objetivo é trazer a harmonia de volta para o organismo. Um dos mecanismos mais importantes mediado pela acupuntura é a liberação de substâncias no cérebro tais como as serotoninas, endorfinas, encefalinas e dinorfinas, responsáveis pela diminuição da dor e sensação de bem estar. Além do efeito analgésico, a acupuntura acalma, relaxa e tem efeito antiinflamatório. É um método de tratamento complementar de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Associa-la a procedimentos traz resultados significativos. Ambos se beneficiam facilitando o processo terapêutico e diminuindo a duração que varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença.