19 de jun. de 2011

Acupuntura é melhor que tratamento ocidental para dor lombar, diz estudo.

A acupuntura parece ser mais eficaz que tratamentos convencionais contra a dor nas costas, segundo estudos clínicos realizados na Alemanha. Tratamentos de seis meses com acupuntura sham ("falsa", com introdução superficial de agulhas) ou acupuntura tradicional chinesa (verum), parecem ser mais eficazes para amenizar dores lombares persistentes do que tratamentos médicos ocidentais, afirma o coordenador do estudo, Michael Haake, da Universidade de Reagensburg, em Bad Abbach (Alemanha). Segundo o pesquisador, a acupuntura dá aos médicos uma opção promissora e eficiente contra a dor nas costas crônica, com poucas contra-indicações. "A melhora foi significativa e continuou mesmo depois de finalizado o tratamento", concluiu Haake, cujos trabalhos foram publicados na revista americana "Archives of Internal Medicine". O estudo clínico foi realizado com 1.162 pacientes de 50 anos com dor nas costas crônica, ao longo de um tempo médio de oito anos. Os participantes foram divididos ao acaso em três grupos. Os pacientes do primeiro grupo foram submetidos a dez sessões de 30 minutos de acupuntura verum cada um; os do segundo, a sessões de "falsa acupuntura"; e os do terceiro foram tratados com terapias convencionais. A acupuntura tradicional (verum) consiste na colocação de agulhas em certos pontos do corpo acompanhadas de agulhas em outros pontos a profundidades variáveis entre 5 e 40 milímetros. Já na "falsa acupuntura", as agulhas são inseridas superficialmente (de um a três milímetros) na zona lombar do paciente. A terapia convencional foi feita com uma combinação de antiinflamatórios, de cinesioterapia e exercícios. http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u331249.shtml

30 de mai. de 2011

Alergias respiratórias: combata com técnicas naturais

Você sabia que 1 em cada 7 americanos sofre de alergia respiratória? De acordo com o Boston’s WCVB, 36 milhões de pessoas passam por aquela sensação chata de espirros, coriza e irritação nos olhos a cada mudança de estação. E para piorar, segundo o American Academy of Allergy Asthma and Immunology, com o aquecimento global essa situação vai se agravar. Principalmete as alergias a pólen, pois o aumento da temperatura faz com que a sua produção em algumas plantas, como a tasna, aumente também.
Se você é um desses desafortunados que não aguenta mais tomar remédios fortes, o VegNews descobriu várias formas naturais de combater esse mal estar.

- Pote Neti:
Apesar de ser um tanto quanto desconfortável, quem já usou sabe: a sensação que você tem depois do uso é de alívio imediato. Você só vai precisar de um pouco de água com sal e da ajuda da gravidade.

- Probiótico:
Alimentos probióticos não fazem bem só para a sua digestão, ajuda também a manter o seu sistema imunológico forte. Leite fermentado e iorgute são alguns exemplos de onde esses microorganismos podem ser encontrados. Tomar pílulas de probiótico é uma maneira fácil e comum.

- Maçã e Cebola:
A quercetina é um anti-histamínico natural encontrado na casca da maçã e da cebola. Ela tem ações anti-inflamatória, anti-carcinogênica, anti-viral e atua muito bem no sistema imunológico, principalmente se tomada com vitamina C.

- Folha de urtiga:
A urtiga é um ingrediente comum em anti-alérgicos naturais e é rica em vitamina C, E e beta-caroteno. Faça um chá com a folha e você vai aproveitar da qualidade anti-inflamatória da planta, que aliviará a alergia.

- Nozes e semente de linhaça:
O ômega-3 presente na noz e na linhança tem ação anti-inflamatória que funciona contra a alergia. Estudos comprovam que pessoas que comem mais ácidos graxos do ômega-3 tendem a ter menos alergias do que aquelas que não ingerem essa substância. Se você não tem o costume de comê-los, tente começar misturando as nozes e a sememte de linhaça no seu iogurte no café da manhã.

- Vapor oleoso:
O vapor das ervas também pode ajudar a combater a alergia e é fácil de fazer em casa. É só ferver um balde d’água e acrescentar óleo de eucalipto ou alecrim e inspirar profundamente o vapor que sai da mistura por 3 a 5 minutos.

- Acupuntura:
Estimula o seu sistema nervoso acalmando as alergias. Para melhores resultados, comece o tratamento um mês antes da troca da estação, ou qualquer que seja o seu pico de alergia.

- Umidificador do ar:
Se a sua casa tiver o ar bem seco, esta pode ser uma solução para aliviar o seu problema. Mas lembre que muita umidade pode criar ainda mais problemas de alergia.

- Purificador de ar:
Para prevenir que alergias te atacam quando você está na sua casa, alguns médicos recomendam instalar um purificador de ar que filtre bem. Esses purificadores podem ser portáteis ou um sistema que funcione na casa inteira.

Fonte: http://style.greenvana.com/2011/acabe-com-suas-alergias-respiratorias-usando-tecnicas-naturais/

24 de mai. de 2011

Qual é a sua dor?

Não se pode mais duvidar da eficácia terapêutica da acupuntura, principalmente no tratamento da dor.
De todas as terapias naturais complementares esta é, sem dúvida, uma das mais praticadas nos dias atuais. Para a medicina Chinesa, quando o organismo está em desequilíbrio por conta de alguma doença, os pontos de acupuntura ficam obstruídos e a dor surge. Para que o corpo retome o seu equilíbrio, estes pontos devem ser estimulados pelas agulhas de acupuntura, moxas, ventosas,  ou simplesmente pela pressão dos dedos. Quando estes pontos são pressionados, o sistema nervoso central libera  substâncias analgésicas e antiinflamátórias pelo corpo, aliviando a dor.
Diversos estudos clínicos demonstram que a acupuntura é uma modalidade efetiva de tratamento em diversas condições de dor incluindo cervicalgia, lombalgia, enxaqueca, artrite, bursite, fibromialgia e muitas outras.
Muitas pesquisas vem sendo realizadas para que se compreenda totalmente os benefícios gerados pela acupuntura, aliando o milenar conhecimento da medicina oriental e a ciência moderna.
(Texto: Thais Pamplona)

16 de fev. de 2011

A prática milenar da acupuntura a favor da beleza

A prática milenar da acupuntura também pode ser usada em favor da beleza do rosto. Na antiga China, imperatrizes das diversas dinastias já usavam as agulhas para atenuar as rugas e as marcas de expressão.

Atualmente, esta técnica está atraindo cada vez mais adeptos que procuram um tratamento menos agressivo para tratar a questão do envelhecimento cutâneo. A acupuntura estética facial tem como objetivo melhorar a circulação local, a oxigenação, o metabolismo, melhorar a sustentação da pele e harmonizar os músculos faciais. Como consequência, a pele torna-se mais viçosa e com menos marcas de expresssão. Com caráter holístico, ajuda homens e mulheres a adquirirem uma pele revitalizada porque trata os aspectos físicos e emocionais. O tratamento é realizado semanalmente ou de acordo com a necessidade. São indicadas 10 a 15 sessões e, após o término, manutenção mensal.
Os benefícios para a saúde e a beleza dependem de escolhas saudáveis como alimentação equilibrada, ingestão hídrica, prática de exercícios regulares, controle diário do estresse. A adoção conjunta desses cuidados garante uma vida mais saudável e feliz.



(Texto: Thais Pamplona)