21 de jul. de 2008

Tabagismo:

O tabagismo é uma das causas de doenças mais importantes no mundo. A Medicina Tradicional Chinesa, através da acupuntura, é uma das formas de auxílio ao indivíduo que decide parar de fumar. A técnica colabora no controle da ansiedade, tornando-se uma grande aliada. De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tratamento com acupuntura apresenta cerca de 70% de redução no prazer de fumar. A acupuntura busca o equilíbrio energético do organismo e atua na redução da ansiedade desses pacientes, trabalha na parte fisiológica, apresentando uma significativa redução na vontade de fumar.
O tratamento do tabagismo pela acupuntura, consiste na inserção de finíssimas agulhas em locais específicos do corpo, escolhidas criteriosamente, de acordo com as necessidades terapêuticas de cada paciente.
Como em qualquer outro tratamento, o dependente tem um papel fundamental para o sucesso do tratamento. É imprescindível mudar seus hábitos, melhorar seu estilo de vida e ter força de vontade para vencer o vício. Muitas vezes o acompanhamento psicológico faz-se necessário para que que o paciente entenda as mudanças que estão ocorrendo em sua vida e conviva de forma equilibrada com elas.

30 de jun. de 2008

Retratos da China

A China é um país de contrastes, dividida entre a sua história e cultura milenares. O campo e as grandes cidades e industrias vivem o vertiginoso crescimento do presente. Um país que, por todas as razões, vale a pena conhecer melhor.

Acupuntura na Universidade de Xiamen - China


Diferentemente da Medicina Ocidental que trata os sintomas específicos sem direcionar-se à causa principal, a Medicina Tradicional Chinesa procura concentrar-se em trazer os sistemas orgânicos internos de volta à harmonia, fortalecendo os mecanismos de defesa naturais do paciente e permitindo que o corpo cure a si próprio.

Fitoterapia Chinesa


A fitoterapia chinesa é uma das modalidades de tratamento da medicina tradicional chinesa. Apesar do têrmo chinês ser traduzido como fitoterapia, esta forma de tratamento também utiliza ingredientes de origem animal e mineral na elaboração de suas fórmulas. As receitas são prescritas por um terapêuta tradicional chinês e são combinadas de forma a maximizar seus efeitos e inibir possíveis efeitos colaterais.

29 de jun. de 2008

Shiatsu - entregue-se ao prazer desta técnica de massagem terapêutica vinda do oriente...

Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina japonesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos.
É recomendado para dores em geral, lombalgia, cervicalgia, lombociatalgia, estresse, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rim, constipação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, ansiedade e um infinidade de outros distúrbios.
Uma sessão de shiatsu tem a duração média de 60 minutos e o número de sessões varia de acordo com o caso.

16 de abr. de 2008

Tristeza ou depressão: você sabe a diferença?


A depressão é uma doença marcada por mudanças extremas no comportamento, energia e ânimo de uma pessoa. Afeta tanto a mente quanto o corpo e espírito. Sentimentos ocasionais de tristeza são normais e podem ter inúmeras causas, não interferindo no dia-a-dia.
Na depressão, sentimentos de tristeza são fora de proporção. A doença interfere no modo de trabalhar, dormir, se relacionar, comer, de gostar de atividades antes consideradas prazerosas.
A depressão é uma doença que pode ser tratada. Não basta somente "força de vontade" para que tudo se resolva. Ninguém consegue controlar processos químicos cerebrais sem ajuda profissional. O tratamento por acupuntura devolve o equilíbrio natural entre a mente o corpo e o espírito, sendo considerada uma forte aliada da medicina ocidental no combate à tristeza e depressão. Associadas ou não à psicoterapia e ao uso de medicamentos, as aplicações promovem relaxamento físico e mental, bem-estar e não causam efeitos colaterais.

19 de fev. de 2008

Acne

Maus tratos da pele causados pelo verão?...há solução.
A acupuntura pode ser um tratamento complementar para vários problemas dermatológicos, principalmente para o tratamento da acne. Em um país tropical como o Brasil, são vários os problemas de pele que surgem, como por exemplo, a acne, principalmente nas épocas mais quentes, devido ao uso de protetores oleosos e pelo suor excessivo, que causam maior entupimento das glândulas sebáceas. Os principais fatores que predispõem os distúrbios cutâneos são herança genética, doenças sistêmicas, estilo de vida, alimentação, grande exposição ao sol e problemas emocionais. A técnica apresenta a vantagem de ser uma terapia que pode complementar um tratamento dermatológico convencional. A pele ganha viço e se revitaliza. Em muitos casos auxilia para que o medicamento seja melhor absorvido pelo organismo, diminuindo os efeitos colaterais intensos. O método traz benefícios para todos os tipos de pele. A acupuntura busca desintoxicar o organismo, reabilitando as energias, e serve tanto para tratar quanto para prevenir doenças. Associar a acupuntura com outros procedimentos da área da saúde traz resultados significativos. Ambos se completam e facilitam o processo terapêutico, diminuindo a duração do tratamento.

6 de jan. de 2008

Quando as emoções adoeçem

Para os chineses não existe uma doença, mas sim um doente que necessita de tratamento para equilibrá-lo. Na Medicina Chinesa, o ser humano é um sistema equilibrado e integrado entre corpo, mente e espírito. Cada uma das partes age sobre as demais, modificando-as para melhorar sua saúde ou, ao contrario, causar doenças. O Sistema Nervoso Central recebe todos os estímulos externos. Estes são armazenados na memória, local cujas experiências positivas e negativas podem provocar emoções boas ou ruins. A vida intra-uterina também é um meio onde se vivencia vários tipos de emoções. Além disto, experiências como o nascimento, a infância, a adolescência, a vida adulta, o declínio da juventude, a menopausa e a andropausa também ficam armazenados na memória. É esta bagagem que rege o indivíduo de forma geral. A mente possui outra característica: tudo o que se imagina pode torna-se realidade. Ao imaginar-se doente, fica-se doente. Ao ver-se feio, torna-se feio. Com o tempo, começam a aparecer as doenças. O indivíduo expressa no corpo e na mente as insatisfações de sua vida. Problemas na pele, disfunções alimentares, baixa auto-estima, ansiedade, angústia, tristeza e depressão são algumas das doenças causadas pelo pensamento destrutivo. A acupuntura é uma das formas de tratamento da Medicina Chinesa utilizada para equilibrar e harmonizar a energia perdida na doença. Seu objetivo é equilibrar as emoções e, consequentemente, aumentar a auto- estima, a qualidade de vida e a saúde do indivíduo. Valorizar-se, cuidar de si mesmo, admirar-se é um sentimento positivo. Por isso, é fundamental o respeito à percepção corporal, mental e espiritual. E este é um dos objetivos da Medicina Chinesa.